Em suas palavras prévias à oração do Regina Coeli, ante a multidão reunida na Praça de São Pedro, entre eles os participantes da Jornada Mundial das Confrarias e a Piedade Popular, o Papa Francisco pediu "nos comprometer com claridade e coragem para que cada pessoa humana, especialmente as crianças, que estão entre as categorias mais vulneráveis, seja sempre defendida e tutelada".

Ao saudar a Associação "Metter", com ocasião da Jornada das crianças vítimas da violência, expressando seu pensamento "a quantos sofreram e sofrem por causa dos abusos".

"Neste momento de profunda comunhão em Cristo, sentimos viva em nosso meio a presença espiritual da Virgem Maria. Uma presença materna, familiar, especialmente para vocês que fazem parte das Confrarias".

O Santo Padre assinalou que "o amor por Maria é uma das características da piedade popular, que precisa ser valorizada e bem orientada. Por isso, vos convido a meditar o último capítulo da Constituição do Concílio Vaticano II sobre a Igreja, a?Lumen Gentium, que fala sobre Maria no mistério de Cristo e da Igreja".

Francisco indicou também que este domingo "as Igrejas do Oriente que seguem o calendário Juliano celebram a festa da Páscoa. Desejo enviar a estes irmãos e irmãs uma saudação especial, unindo-me de todo o coração a eles na proclamação desse feliz anúncio: Cristo ressuscitou!".

"Reunidos em oração junto a Maria, invoquemos a Deus o dom do Espírito Santo, paráclito, para que console e conforte todos os cristãos, especialmente aqueles que celebram a Páscoa em meio a provas e sofrimentos e os guie na via da reconciliação e da paz".

O Papa lembrou também que "ontem no Brasil, Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica, foi proclamada beata. Sua vida simples foi toda dedicada a Deus e à caridade, tanto que era chamada "mãe dos pobres". Uno-me à alegria da Igreja no Brasil por esta luminosa discípula do Senhor".

"Saúdo com afeto todas as Confrarias presentes, vindas de tantos países. Obrigado pelo vosso testemunho de fé! Cumprimento também os grupos paroquiais e as famílias, como também o desfile das bandas musicais e associações dos Schutzen provenientes da Alemanha".

O Papa expressou também seu animo "aos doentes de hipertensão pulmonar e a seus familiares".