O Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, voltará em helicóptero ao Vaticano, concretamente ao mosteiro de clausura Mater Ecclesiae, onde viverá retirado após sua renúncia ao pontificado em 28 de fevereiro deste ano.

Depois de ter morado pouco mais de dois meses na residência de Castel Gandolfo, a vila de descanso onde os pontífices ficam durante o verão, Bento XVI passará a morar no lugar que será a sua residência permanente, acatando as regras da vida de clausura.

Pouco antes de sua renúncia, Bento XVI de 86 anos de idade, disse que estaria "retirado em suas orações" e que ficará em seus últimos dias "escondido do mundo". Bento XVI agora usa uma batina branca simples sem capa.

O mosteiro Mater Ecclesiae foi estabelecido pelo Beato João Paulo II em 1994 como um lugar dedicado à oração pelo Papa, pelo seu ministério e pelos cardeais.

As irmãs que moraram ali procediam de conventos de clausura da Espanha. Uma das religiosas era da Colômbia e outra da Guiné Equatorial.

O mosteiro está localizado a oeste da Basílica de São Pedro e tem além dos lugares habituais como uma capela e quartos; um salão do coro, uma biblioteca, um semi-sotão, um terraço e um salão para visitas.