Ao presidir nesta manhã a Missa na Casa Santa Marta, o Papa Francisco assinalou que a missão da Igreja é anunciar o Evangelho a todo mundo sem temer às coisas grandes, mantendo sempre a humildade.

Assim indicou o Papa na Missa pela festa de São Marcos em que participaram alguns membros da Secretaria do Sínodo para os Bispos.

Comentando a passagem de hoje que narra a Ascensão de Jesus, o Santo Padre disse que o Senhor, antes de subir ao Céu, envia os apóstolos a anunciarem o evangelho "até os confins do mundo, não somente em Jerusalém ou na Galileia".

"O horizonte é grande e, como se pode ver, este é o caráter da missão da Igreja que vai adiante com esta pregação: a todos, em todo o mundo. Mas não avança sozinha: vai com Jesus... O Senhor trabalha com todos os que pregam o Evangelho".

O Papa ressaltou que "esta é a magnanimidade que os cristãos devem ter. Um cristão pusilânime não o entende: é próprio da vocação cristã, esta magnanimidade: sempre mais, sempre mais, sempre adiante".

O Santo Padre se referiu também à primeira Carta de São Pedro que define o estilo cristão da pregação: "A humildade, o serviço, a caridade, o amor fraterno... Mas, Senhor, temos que conquistar o mundo! Essa palavra ‘conquistar’ não está bem. Temos que pregar ao mundo. O cristão não pode ser como os soldados que quando ganham a batalha arrasam tudo".

"O cristão anuncia o Evangelho mais com seu testemunho que com suas palavras e com uma disposição dupla: um ânimo grande que não se assusta com as coisas grandes, de caminhar para horizontes imensos e a humildade de ter em conta as pequenas coisas".

Finalmente o Papa disse que "o triunfo da Igreja é a Ressurreição de Jesus. Mas tem a Cruz antes. Peçamos hoje ao Senhor que nos faça missionários na Igreja, apóstolos na Igreja, mas com este espírito: uma grande magnanimidade e também uma grande humildade. Assim seja".