O Papa Francisco telefonou para o Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, para felicita-lo pelo seu aniversário de 86 anos, e convidou os fiéis à oração para que o Senhor o acompanhe e conforte.

Durante a conversação, o Papa estendeu as saudações e melhores desejos ao irmão de Bento XVI, Monsenhor Georg Ratzinger, que está há vários dias em Castel Gandolfo para festejar em família o aniversário do Bispo Emérito de Roma.

Do mesmo modo, durante a Missa na capela da Casa Santa Marta, Francisco convidou os presentes a rezar por seu predecessor. "Hoje é o aniversário de Bento XVI, ofereçamos a Missa por ele, para que o Senhor esteja com ele, o conforte e lhe dê muita consolação", expressou.

Bento XVI –Cardeal Joseph Ratzinger-, nasceu em Marktl am Inn, na diocese do Passau (Alemanha), em 16 de abril de 1927.

Entre os importantes trabalhos que desempenhou ao serviço da Igreja destaca que em 1962 participou do Concílio Vaticano II como consultor teológico do então Arcebispo de Colônia (Alemanha), Cardeal Joseph Frings.

Também foi Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé durante anos, Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional, assim como Decano do Colégio Cardenalício.

Em 11 de fevereiro de 2013 anunciou sua renúncia ao Pontificado,que se fez efetiva na quinta-feira 28 do mesmo mês. Atualmente mora na residência pontifícia de Castel Gandolfo.