No último dia 17 de março faleceu o líder cristão Hoang Van Ngai (38) que estava detido em uma prisão no Vietnã. Embora as autoridades tenham afirmado que ele se suicidou com uma "descarga elétrica", a família assinala que morreu por causa dos espancamentos e torturas que recebia.

O líder evangélico, também conhecido como Van Ngaij Vaj, estava preso no distrito de Dak Glong, província de Dak Nong. Segundo sua esposa e sua irmã, ele tinha sido detido em 14 de março sem explicação alguma e sem ordem de prisão.

Segundo a agência Fides, às 3 da madrugada de 17 de março, o irmão de Naig, que também estava preso em uma cela próxima à sua, escutou barulhos de espancamento e viu quando a polícia retirou a Ngai de sua cela.

"Estava completamente inerte, como se estivesse morto, com marcas roxas no pescoço", descreveu o irmão. A polícia informou que Naig tinha "colocado propositalmente os dedos em uma tomada elétrica".

A autópsia foi realizada sem o consentimento da família de Naig e mais de 300 testemunhas viram seu corpo todo golpeado, com marcas roxas, corte profundos e com o crânio quebrado.

A ONG, "Christian Solidarity Worldwide" (CSW), informou à Fides que Naig era membro da Igreja Evangélica do Vietnã do Sul que está legalmente registrada no país. apresentou-se uma queixa ante a Polícia para que se esclareça sua morte.

Segundo CSW "a vítima pode ter morrido como resultado da tortura sob custódia policial. Insistimos para que façam uma investigação e tomem as medidas sérias para garantir o direito à liberdade religiosa, com o fim de evitar mais violações contra os crentes".

Naig é recordado como "uma pessoa valente e compassiva que ajudava os mais necessitados". Várias vezes elevou sua voz contra os abusos de poder.