Através de um telegrama o Papa Francisco expressou seu pesar pela morte do Cardeal Lorenzo Antonetti, quem faleceu ontem aos 90 anos na cidade de Novara no norte da Itália, e destacou a "diligente colaboração" que teve com a Santa Sé "ali onde estivesse", conforme informou o Vaticano.

O telegrama foi enviado ao Arcebispo de Novara (Itália), Dom Franco Giulio Brambilla, e esteve dirigido também aos familiares de quem fora Presidente da Administração do Patrimônio Apostólico da Santa Sé (APSA) desde 1995 até 1996, assim como Núncio Apostólico na Nicarágua e Honduras (1968-1973), na Kinshasa, e no Zaire.

O Santo Padre também destacou o zelo sacerdotal e a fidelidade ao Evangelho que sempre mostrou o Cardeal Antonetti durante seu exercício pastoral.

O Cardeal nasceu em Romagnano Sesia (Novara) em 31 de julho de 1922. Em 1945 recebeu a ordenação sacerdotal em Novara e ingressou na Academia Pontifícia Eclesiástica, que é a Escola Diplomática da Santa Sé.

Foi nomeado Cardeal pelo Papa João Paulo II em 21 de fevereiro de 1998.

O Cardeal Antonetti também serviu nas nunciaturas de Beirute, Caracas, Paris e Washington e foi Delegado Pontifício para a Patriarcal Basílica de São Francisco de Assis desde 1996 até 2006.