No dia 22 de março faleceu aos 99 anos Dom Thomas Qian Yurong em Xuzhou, província do Jiangsu (China Continental), por causa de uma infecção pulmonar. Em sua vida experimentou a repressão contra a Igreja iniciada pela "revolução cultural" de Mao Tse Tung.

Proveniente de uma família de antiga tradição católica, o Prelado nasceu no Condado de Tongshan em 1914. Foi ordenado sacerdote em 1954 e em 15 de novembro de 1959 recebeu a ordenação episcopal. Por sua saúde frágil, se retirou do ministério pastoral em 2011.

Conhecido por sua fé simples e pelo esforço em recuperar as propriedades da Igreja, Dom Qian durante a guerra Chino–japonesa, salvou e cuidou de um soldado gravemente ferido, dando refúgio para ele em uma igreja até a sua recuperação. Durante a revolução cultural Chinesa foi forçado a trabalhar por 20 anos em uma fábrica de produtos químicos.

Conforme informa a agência Fides, Dom Qian era muito ativo no trabalho de formação dos sacerdotes, religiosos e religiosas.

O Bispo de Xuzhou, Dom John Wang Renlei, presidiu o funeral na Catedral do Sagrado Coração de Jesus no último dia 28 de março, Quinta-feira Santa.

Atualmente a Diocese de Xuzhou, localizada ao norte da província de Jiangsu, conta com uma dúzia de sacerdotes e mais de 20 religiosas que atendem a 25 mil fiéis em sete Igrejas.