Centenas de manifestantes exclamaram "Sim à Vida" em Barcelona (Espanha), em defesa do direito à vida desde a concepção até seu fim natural, em um ato realizado neste sábado em frente à Basílica da Sagrada Família.

O ato coincidiu com as mais de 480 manifestações simultâneas em toda a Espanha a favor da defesa do nascituro, celebrando o Dia Internacional da Vida.

Em Barcelona participaram organizações como AFA Dona, Pró Vida de Girona, CienciaVita e Derecho a Vivir, Comunidade Rusa Peniel, Grupo de ateus a favor da vida, IPF, entre outros.

Durante o evento foram apresentados diversos testemunhos, como o do matrimônio de Carmen e Feliciano, a quem os médicos advertiram que se não abortassem seu bebê, este nasceria vegetal, com deformações, entre outros problemas.

Atualmente, essa criança, Abel, tem 4 anos e é o mais inteligente da turma no colégio.

Também foi cativante o testemunho de Rosa, quem abortou várias vezes, mas, graças à ajuda e conselho de um médico, teve seu último filho, que lhe deu quatro preciosos netos e a cuida amorosamente.

No evento pró-vida, os manifestantes exigiram à Generalitat da Cataluña, presidida por Artur Mas, que acabe com o financiamento com dinheiro público de clínicas abortistas na região, e que permitam que as organizações defensoras da vida e da maternidade possam oferecer alternativas ao aborto e educar sobre as sequelas que ficam após tal prática.

Os manifestantes também pediram que em centros de saúde de tradição cristã, e onde a Igreja tem participação, como é o caso do Hospital São Pablo, práticas como o aborto, as esterilizações e experimentação com embriões humanos sejam rejeitadas, por serem contrárias aos princípios mais elementares da ética médica.

Durante o evento também foram recolhidas assinaturas a favor da iniciativa cidadã europeia "One of us" ("Um de nós"), que busca que a União Europeia se comprometa a não financiar ações que pressuponham ou favoreçam a destruição de embriões humanos.

Ao concluir o ato se leu um manifesto que exige que o governo da Espanha derrogue "a legislação vigente em matéria de aborto para promulgar uma lei que defenda sempre e em toda circunstância, toda vida humana", também exigiram que o "Governo espanhol cumpra seu compromisso eleitoral em matéria de aborto sem mais demoras".