O Arcebispo do Rio do Janeiro (Brasil) e presidente do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ), Dom Orani Tempesta, apresentou ao Pontifício Conselho para os Leigos uma série de novas atividades para que o Papa Francisco realize neste evento juvenil, que inclui a visita a uma favela da cidade.

Conforme informou o Comitê, também foi proposta uma visita à imagem de Cristo Redentor na Corcovado, ao santuário da Penha, um encontro com os bispos e outro com jovens vocações religiosas, entre outras.

Dom Tempesta indicou que já está estabelecida a presença do Papa na inauguração, Via Crucis, Vigília e Missa de encerramento, assim como o almoço com doze jovens de todos os continentes.

Por sua parte, Pe. Marcio Queiroz, diretor do setor de comunicação da JMJ, disse que agora resta esperar a resposta do Santo Padre e de seus assessores e que por volta do dia 28 de abril poderia ser divulgado o programa oficial.

“Foi sugerido que o Papa visite alguma favela de Rio, nenhuma em especial. Se aceitar, vamos avaliar todos os aspectos necessários, como segurança, acessibilidade e outros detalhes importantes”, explicou.