O pai de uma criança com deficiência, cuja imagem icônica ao lado de Francisco Pope capturou a atenção do mundo, disse que o Pontífice, naquele momento, levava em seus braços "todos os pobres".

Em declarações ao grupo ACI, o Dr. Paul Gondreau disse que "o Papa abraçou todos os pobres naquela ocasião e foi uma benção profunda".

Essa bênção, disse o pai do pequeno abraçado por Francisco, "foi não só para mim e minha esposa, mas para todos os pais das crianças com necessidades especiais, ou para todos aqueles que estão perto de pessoas com necessidades especiais".

"Quem diria que uma criança com limitações físicas comoveria tão profundamente o mundo?, perguntou.

"A imprensa de todo o mundo colocou sua atenção sobre Dominic, o filho de Gondreau de 8 anos de idade, após ser fotografado recebendo um abraço e um beijo do Papa Francisco, depois da Missa do domingo de Páscoa na Basílica de São Pedro, no dia 31 de março.

Mas a ocasião para um encontro assim, disse Gondreau, que ensina teologia em Roma, “só acontece raramente”.

Ele, com sua esposa e seus cinco filhos, chegou faltando apenas uma hora e quinze minutos para a cerimônia. Apesar de terem chegado tarde demais para conseguir bons lugares, um guarda suíço conseguiu levar Dominic e sua mãe, Christina, a uma seção especial para as pessoas com deficiência.

Quando eles chegaram, a criança chamou a atenção de um acomodador, chamado Augustino, que "meteu em sua cabeça" que Dominic devia estar próximo do Papa quando ele passasse pela Praça de São Pedro.

Quando se aproximava do Papa Francisco, Augustino disse a Christina que removesse Dominic de sua cadeira para receber a bênção. Assim o fez, mas o Papa, que é "claramente incentivado pela multidão", estava olhando para a outra direção por muito tempo durante o passeio.

"O acomodador estava angustiado", disse Gondreau, "mas minha esposa, que estava muito próxima do Papa, também pensou que seria fantástico chamar a atenção do Santo Padre.

"Quando o Santo Padre começou uma segunda rodada de saudações aos mais de 250 mil presentes que se reuniram na Praça de São Pedro, Augustino pediu a ajuda de outros peregrinos, que chamaram a atenção do condutor do papamóvel, e pediram-lhe que parasse.

"Eles o alçaram até o Papa e todos sabemos o que aconteceu depois disso", contou.

Paul Gondreau tornou-se ciente do fato, vendo seu filho maior, Lucas, em uma das telas na Praça de São Pedro, e constatou que o Papa tinha Dominic em seus braços e que deu-lhe um abraço e um beijo.

Em uma cultura onde a dignidade da vida humana, especialmente dos mais frágeis, sofre tantos atropelos, o Dr. Gondreau destacou que foi algo “profundo” ver a repercussão do evento na mídia mundial.

"Devido ao fato de que aqueles com necessidades especiais precisam "compartilhar mais intimamente a Cruz de Cristo" do que qualquer outra pessoa, eles também "dão um testemunho mais profundo do amor de Cristo e são poderosos instrumentos da misericórdia de Cristo", disse o pai de Dominic.

"Assim Deus atua... ele escolhe os fracos e vulneráveis, para comover e envergonhar forte e o sábio e tem sido assim desde o início da história da salvação", concluiu.