O Papa Francisco expressou sua proximidade aos afetados pelas inundações em La Plata e alguns bairros de Buenos Aires (Argentina), e pediu que as instituições civis e eclesiais prestem sua solidariedade com os afetados.

Em uma mensagem enviada ao Arcebispo de Buenos Aires, Dom Mario Poli, o Papa assinalou estar "profundamente triste com a notícia dos graves danos produzidos pelas chuvas torrenciais dos últimos dias" e "oferece votos ao Senhor pelo eterno descanso dos falecidos, ao mesmo tempo que deseja expressar sua paternal proximidade espiritual a todos os afetados e seus familiares".

O texto, assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, expressa que "o Santo Padre alenta as instituições civis e eclesiásticas, assim como as pessoas de boa vontade, a prestar com caridade e espírito de solidariedade cristã a necessária ajuda a quantos perderam seus lares ou seus bens pessoais".

Com estes sentimentos, o Papa Francisco "concede aos afetados e às pessoas que estão ajudando no socorro a sua confortadora bênção apostólica, como sinal de proximidade ao querido povo argentino", finaliza a mensagem.

Segundo as últimas informações, como resultado das chuvas, 60 mil lares permanecem sem luz em La Prata e em alguns bairros de Buenos Aires. Do mesmo modo, há 54 mortos e 20 desaparecidos. O Governo da Cristina Fernández Kirchner decretou nesta quarta-feira três dias de luto nacional.