O Papa Francisco escreveu uma mensagem ao rabino de Roma, Ricardo Di Segni, para felicitar sua comunidade pela páscoa judia, que se celebra desde o dia 25 de março até 2 de abril.

Em sua mensagem, o Santo Padre deseja uma feliz "Pesach" a Di Segni, a quem escreve que: "o Onipotente, que liberou seu povo da escravidão do Egito para guiá-lo à terra prometida continue liberando-os de todo mal e os acompanhe com sua bênção".

"Peço que rezem por mim enquanto que eu lhes asseguro minha oração por vocês, confiando em que possamos aprofundar as relações de estima e de amizade recíproca", adiciona o Santo Padre.

O Papa agradece ao rabino e a outras autoridades da comunidade judia por terem participado da Missa de início do seu pontificado, no dia 19 de março, quando a Igreja celebrou a Solenidade de São José.

O rabino, assinala a página Web da comunidade judia de Roma, "acolheu com agrado as saudações do Pontífice e agradecerá nas próximas horas, desejando ao Papa Francisco os melhores augúrios para a Páscoa Cristã".

O Papa já havia escrito ao rabino faz uns dias, depois de sua eleição, quando lhe disse que "confiando na proteção do Altíssimo espero vivamente poder contribuir ao progresso experimentado nas relações entre judeus e católicos a partir do Concílio Vaticano II, com um espírito de colaboração renovada e ao serviço de um mundo que esteja cada vez mais em harmonia com a vontade do Criador".

O carinho do Papa Francisco pela comunidade judia se remonta ao tempo em que foi Arcebispo de Buenos Aires, já que é amigo próximo do rabino dessa cidade, Abraham Shorka.