O Patriarca emérito de Jerusalém dos Latinos, Dom Michel Sabbah, assinalou que embora os líderes mundiais visitem Terra Santa, a situação de violência nesta parte do mundo não muda, pois "nenhuma pressão externa pode mudar as coisas".

"Todos os grandes do mundo vêm nos visitar. Chegam e vão embora e nossa realidade não muda. Nós permanecemos na mesma situação", expressou à agência Fides na quinta-feira, no marco da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Em relação ao conflito israelense-palestino nenhuma pressão externa pode realmente mudar as coisas. Somente Israel pode decidir caminhar pelo caminho da paz ou manter o statu quo. Ninguém pode modificar de fora esta situação. Tudo está nas mãos de Israel", assinalou.

Do mesmo modo, a poucos dias de começar a Semana Santa, o Patriarca Emérito lamentou que desde 1993 "os cristãos e muçulmanos dos Territórios Palestinos devem obter as permissões militares para rezar. Aqui para rezar não se vai diretamente a Deus, deve-se passar primeiro pelos militares para pedir a permissão".