Na primeira conferência de imprensa do pontificado do Papa Francisco , um quadro mais detalhado do líder da nova Igreja e algumas coisas que ele vai fazer diferente começaram a surgir.

"A espontaneidade que vimos em ação ontem à noite e de novo nesta manhã indicam um novo estilo de fazer as coisas", disse o Padre Thomas Rosica, assistente de língua Inglesa do escritório de imprensa do Vaticano, em uma reunião no dia 14 de Março com a presença de alguns meios de comunicação.

O primeiro sinal da mudança foi que o Papa Francisco individualmente recebeu congratulações  de seus colegas cardeais de pé, em vez de sentado no trono papal.

Mas sua simplicidade também foi evidente quando ele apareceu mais tarde diante do povo em seu traje papal.

Embora ele pudesse ter usado a cruz peitoral de ouro geralmente usada por pontífices, ele optou por manter a cruz de seu tempo como cardeal arcebispo de Buenos Aires. Ele também dispensou o uso da capa vermelha conhecida como mozzetta, apresentando-se somente de branco no balcão da Basílica de São Pedro.

Pe. Lombardi disse que o papa Francisco escolheu seu nome por São Francisco de Assis, que também invoca a simplicidade e imagem daquele santo.

A simplicidade de sua mensagem para a cidade e o mundo - o chamado discurso (e bênção) Urbi et Orbi  - também se destacou por começar com a saudação comum de "boa noite", sua ênfase em seu papel como Bispo de Roma, e seu pedido de orações das pessoas antes de dar a sua bênção também destacaram sua humildade.

Depois que ele saiu do Palácio Apostólico, o Papa Francisco teve um carro elegante, com a placa "Stato Vaticano 1" esperando por ele, mas ele o recusou e usou o micro-ônibus de volta para Casa Santa Marta com seus colegas bispos e cardeais.

No início do dia 14 de março por volta das: 8h00 a.m., o Papa Francisco chegou à Basílica de Santa Maria Maior para colocar seu pontificado e a cidade de Roma, sob a proteção de Maria.

Ele usou um carro comum do Vaticano com o arcebispo Georg Gänswein e com o Padre Leonardo  Sapienza, de acordo com a assessoria de imprensa do Vaticano.

Quando lhe foi perguntado se as forças de segurança do Vaticano foram perturbados pelo Papa espontaneamente fazer viagens não oficiais, Pe. Lombardi respondeu: "as forças de segurança estão a serviço do Papa, e não o contrário."

Pe. Rosica acrescentou, "nós estamos marchando rumo a acostumar-nos com uma nova forma de fazer as coisas. Lembre-se de João Paulo II, o número de regras que ele quebrou, em termos de ir onde ele queria ir e fazer as coisas à sua maneira e a seu próprio estilo".

Papa Francisco será instalado como Sumo Pontífice em 19 de março, na Festa de São José, às 9h30, na Praça de São Pedro.