O Superior geral da Companhia de Jesus, Pe. Adolfo Nicolás, expressou a alegria dos jesuítas pela eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio como Papa Francisco, a quem renovaram seu "voto especial de obediência".

"‘É traço distintivo de nossa Companhia ser um grupo de companheiros unidos com o Romano Pontífice com um vínculo especial de amor e serviço’. Por isso, compartilhamos a alegria de toda a Igreja ao mesmo tempo que desejamos renovar nossa disponibilidade para ser enviados à vinha do Senhor, conforme ao espírito de nosso voto especial de obediência, que tão particularmente nos une com o Santo Padre", afirmou o comunicado assinado pelo sacerdote.

O Pe. Nicolás assegurou que "todos os jesuítas acompanham com a oração a este nosso irmão e agradecemos sua generosidade para aceitar a responsabilidade de guiar a Igreja em um momento crucial".

"O nome de Francisco’ com o qual a partir de agora o conhecemos, evoca-nos seu espírito evangélico de proximidade aos pobres, sua identificação com o povo simples e seu compromisso com a renovação da Igreja. Desde o primeiro momento em que se apresentou ante povo de Deus deu testemunho de modo visível de sua simplicidade, sua humildade, sua experiência pastoral e sua profundidade espiritual", acrescentou.

Nesse sentido, o Pe. Nicolás expressou em nome da Companhia de Jesus as "graças a Deus pela eleição do novo Papa, cardeal Jorge Mario Bergoglio SJ, que abre para a Igreja uma etapa cheia de esperança".