Com o título "Não me senti nunca sozinho", a Livraria Editrice Vaticano (LEV) publicou um livro-homenagem com as últimas intervenções do Papa Emérito Bento XVI desde que anunciou sua renúncia ao pontificado em 11 de fevereiro.

Assim, o título foi escolhido das palavras que Bento XVI pronunciou em sua última audiência em 27 de fevereiro. Na capa aparece o Santo Padre saudando os fiéis reunidos na Praça de São Pedro e na contracapa está a frase que pronunciou na tarde da quinta-feira 28 em Castel Gandolfo: "Sou simplesmente um peregrino que começa a última parte de sua peregrinação por esta terra".

Os responsáveis indicaram que o livro é uma "pequena homenagem" como "sinal de fidelidade da LEV ao Santo Padre" ao que "acompanhamos desde o início até o final de seu Pontificado". Um volume de encadernação simples que pretende ser "um sinal de agradecimento e reconhecimento", afirmaram.

O primeiro texto é a Declaração com a que anunciou em 11 de fevereiro sua renúncia ao ministério como Bispo de Roma. Também se encontram a catequese da audiência geral de 13 de fevereiro, a homilia da Missa da Quarta-feira de Cinzas e a saudação que o Papa recebeu nesse dia do cardeal Secretário de Estado.

Também estão o texto do encontro de 14 de fevereiro com o clero de Roma, os ângelus diários do dia 17 ao 24 de fevereiro, sua reflexão ao final dos exercícios espirituais da Cúria Romana durante a manhã do sábado 23, sua última audiência geral, a saudação aos cardeais congregados na quinta-feira 28 e as palavras dirigidas nesse dia aos fiéis da diocese de Albano que lhe esperavam em frente à sacada do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

O livro publica também o texto da Carta Apostólica com o Motu Proprio "Normas nonnullas", com as modificações às normas relativas à eleição do Romano Pontífice, e conclui com um perfil biográfico de Bento XVI.