O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, informou que logo depois da quarta congregação geral dos cardeais realizada nesta manhã, faltam somente dois cardeais eleitores para o Conclave.

Os cardeais presentes nesta manhã eram 153 em total, dos quais 113 são eleitores. Os dois cardeais que faltam são Jean-Baptiste Pham Minh Minh (Vietnã) e Kazimierz Nycz (Polônia).

Se tudo acontecer como está previsto, disse o porta-voz do Vaticano, o Cardeal polonês deve chegar hoje à tarde a Roma e o Cardeal vietnamita deve chegar amanhã quinta-feira à Cidade Eterna.

Na congregação geral de hoje tomaram juramento quatro novos cardeais, três eleitores e um não eleitor. Os primeiros são Karl Lehmann (Alemanha), Antonios Naguib (Egito), e John Tong Hon (China). O cardeal não eleitor é Fiedrich Wetter, da Alemanha.

O Decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, felicitou os que fazem aniversário nestes dias: o Cardeal alemão Walter Kasper, que fez 80 anos ontem, 5 de março, (participará do conclave dado que o limite de idade para participar se contabiliza até o dia da Sé Vacante, que foi 28 de fevereiro), o Cardeal italiano Coccopalmerio que faz hoje 75 anos e o Cardeal Terrazas que amanhã fará 77.

O Padre Lombardi explicou que após as felicitações se iniciaram as intervenções que foram em total 18. A ordem das mesmas foi livre. Com estas 18 intervenções, se chega a um total de 51 cardeais que tomaram a palavra nas congregações gerais.

Sobre a reação da Santa Sé à morte de Hugo Chávez, o Padre Lombardi disse que o Cardeal Urosa da Venezuela, já manifestou seus pêsames, mas isso não se converterá em mensagens de parte dos organismos da Santa Sé. Em todo caso, isso será avaliado pela congregação geral ou a particular.

Quanto à data do Conclave, o Padre Lombardi explicou que ainda não foi decidida porque o Colégio de Cardeais quer ter uma preparação adequada, séria, profunda, sem pressa.

Neste sentido, disse, não pareceu oportuno votar sobre uma data para o início do Conclave, que poderia ser entendido por boa parte do Colégio como algo forçoso em relação à dinâmica de reflexão e de maturação por parte dos cardeais.

Além disso, precisou, é mais respeitoso e natural esperar que o corpo de cardeais eleitores esteja completo, como provavelmente estará amanhã.