Com a chegada de mais cardeais durante a segunda e a terceira congregação geral, realizadas ontem pela tarde e hoje pela manhã, o número de cardeais eleitores presentes em Roma agora é de 110 faltando apenas poucos para chegar aos 115 votantes que participarão do conclave.

Assim indicou o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, que partilhou ontem, na segunda congregação geral realizada à tarde, que os purpurados assistiram a uma meditação do pregador da Casa Pontifícia, o sacerdote franciscano Raniero Cantalamessa.
 
Nessa mesma congregação participaram outros cinco cardeais eleitores que fizeram seu juramento: Bechara Butros Rai, Patriarca Maronita do Líbano; Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia (Alemanha); Rainer Maria Woelki, Arcebispo de Berlim (Alemanha); Théodore Adrien Sarr, Arcebispo de Dakar (Senegal); e Dominik Jaroslav Duka, Arcebispo de Praga (República Tcheca).
 
A terceira congregação geral de hoje se realizou entre as 9:30h e 12:40h, com um intervalo de quase meia hora. Nesta reunião fizeram o juramento dois cardeais eleitores: Antonio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri (Espanha) e Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica. Foram um total 148 cardeais presentes na reunião.
 
O Padre Lombardi leu uma mensagem de gratidão que os cardeais dirigiram a Bento XVI por “seu exemplo generoso e seu luminoso pontificado”. Os cardeais pedem ademais ao Papa Emérito suas orações pelo bem da Igreja.
 
Na última congregação houve 11 intervenções sobre a atividade da Santa Sé e de diversos dicastérios em relação aos episcopados, a renovação da Igreja à luz do Concílio Vaticano II, e a nova evangelização no mundo. Entre ontem à tarde e hoje houve um total 33 intervenções que não tiveram um tempo limite de duração.
 
O Padre Lombardi explicou ainda que os cardeais decidiram que não haverá congregações gerais na tarde de hoje (5/3) e de amanhã (6/3). Aprovou-se ademais que a tarde de amanhã seja dedicada à oração. Foi informado também que os trabalhos na Capela Sistina para receber o conclave já iniciaram e esta já está fechada ao público.
 
O sacerdote precisou por último que o tema do início do conclave segue sendo uma questão aberta, que os cardeais ainda estão por decidir.