Os gestos de gratidão para com o Papa Emérito Bento XVI continuam sendo manifestados no mundo inteiro, ao que são acrescentadas as orações que a Igreja universal oferece pelos cardeais que participarão no próximo conclave para escolher o novo Sucessor de Pedro.

O Arcebispo de La Prata (Argentina), Dom Héctor Aguer, presidiu ontem uma Missa de agradecimento por Bento XVI na Catedral local. Nela participaram sacerdotes, comunidades religiosas, instituições de formação e apostolado e os fiéis da arquidiocese.

O Prelado fez um chamado a unir-se em oração para invocar a guia do Espírito Santo sobre os cardeais para a eleição do novo Papa.

O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, expressou que Bento XVI "conduziu com seus ensinamentos magistrais, cheios de simplicidade, profundidade e beleza, à nova evangelização. Iluminou com a verdade às situações mais graves que o mundo de hoje enfrenta".

Em um suplemento publicado no jornal El Comercio em 28 de fevereiro, o Cardeal expressou que "com emoção e com o afeto de bons filhos de tão grande pai, vimos nestes dias ao Papa com uma serenidade cheia de paz. Com a certeza de que o caminho da fé leva a Jesus Cristo".

"Os caminhos de Deus são inexpugnáveis. Durante toda sua vida Joseph Ratzinger cultivou a virtude da humildade. Esse caminho levou-lhe misteriosamente à Cátedra de Pedro, que exerceu oito anos à vista de um mundo tantas vezes frívolo e indiferente, quando não agressivo e auto-suficiente", manifestou Cardeal Cipriani.

O Reitor Maior dos Salesianos, Padre Pascal Chávez Villanueva, também agradeceu a Bento XVI por seu ministério: "obrigado Santo Padre, presente de Deus à sua Igreja e ao mundo".

O Reitor disse ao agora Papa Emérito que "a história mostrará sua grandeza humana, seu vigor intelectual, sua profunda vida espiritual, seu amor indiviso a Cristo, seu grande serviço" e adicionou que "peço-lhes que se unam a mim na oração fervente, junto com Maria, que compartilha vida e oração com os apóstolos, enquanto esperamos com confiança e serenidade que Deus nos dê um novo pastor segundo seu coração".