Bento XVI entregou neste sábado o anel do Pescador que levou durante todo o papado como sucessor de Pedro e passa já seus primeiros dias na residência do Castel Gandolfo, enquanto na Santa Sé continuam os preparativos do Conclave que escolherá o seu sucessor.

O porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou que "a secretaria de Estado procedeu a entregar o anel à Câmara Apostólica" mas reiterou que a peça dourada não será destruída, mas sim "anulada" nos próximos dias. O anel é um símbolo do Papado e seu portador pode escolher o que levava seu predecessor, ou confeccionar um novo.

Lombardi aproveitou para reiterar a "coragem" demonstrada por Bento XVI com sua renúncia, similar à exibida por seu predecessor, João Paulo II, que também mostrou valor ao permanecer no pontificado até seus últimos dias.

"Se o Papa Wojtyla deu, com valentia admirável aos olhos do mundo, o testemunho de sua fé em meio aos sofrimentos da enfermidade, o Papa Ratzinger, com o mesmo valor, deu-nos o testemunho de aceitação ante Deus dos limites da velhice e discernimento no exercício da responsabilidade que Deus lhe havia confiado", indicou.

O anel será anulado na Capela Sistina, como parte dos preparativos do Conclave que escolherá o novo Papa. "Na capela ainda há visitantes", explicou Lombardi, "e o início destes trabalhos não se espera para antes da segunda-feira", no início das congregações gerais dos cardeais, reunião na qual se tomará a decisão formal sobre o anel.