O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, explicou neste sábado que o conclave para escolher ao novo Papa poderia contar com menos de 115 cardeais eleitores porque alguns comunicaram que não comparecerão por motivos de saúde, além dos dois que já anunciaram que não irão.

O anúncio do Padre Lombardi foi feito durante a coletiva realizado na Sala de Imprensa do Vaticano, e dias depois da renúncia ao conclave do Cardeal escocês Keith O’Brien, acusado de condutas indevidas; e do Cardeal da Indonésia por motivos de saúde. A decisão de ambos reduziu o número de eleitores de 117 a 115 cardeais.

Pe. Lombardi disse ainda que à Santa Sé "chegaram algumas informações de cardeais que não participarão: não só os dois eleitores dos que já foi falado, mas também também diversos cardeais eleitores que comunicaram que por motivos de saúde não virão".

O sacerdote jesuíta afirmou que deve-se esperar até a segunda-feira 4 de março, quando começarem as congregações gerais, para saber com quantos cardeais finalmente terá o conclave.

"Em Roma residem permanentemente 75 cardeais. 66 cardeais, que não residem em Roma, já indicaram exatamente sua residência de modo que o Colégio Cardinalício possa estar em contato com eles e saber a data de sua chegada. Outros seguem chegando".

O porta-voz do Vaticano explicou que "os oficiais do Colégio consideram que antes da segunda-feira, antes da primeira reunião (de cardeais), não teremos ainda no número certo dos presentes".