O Núncio Apostólico em Cuba, Dom Bruno Musaró, presidiu ontem na Catedral de Havana (Cuba), a Missa de agradecimento a Deus pelo Pontificado do Papa Bento XVI, quem durante oito anos deu testemunho de "uma fé indômita e valente".

"Ele nos deu o testemunho de uma vida inteiramente entregue a Jesus e à Igreja; de uma fé indômita e valente; de humildade no serviço; da paixão pela verdade e do empenho pelo anúncio do Evangelho; do amor pelo homem e sua dignidade; do cuidado pelos fracos e pelos pobres. Falou-nos que Deus, anunciou a Jesus Cristo", afirmou o Prelado ante os fiéis que encheram o templo.

Dom Musaró recordou que embora "ficamos surpreendidos, e também entristecidos, pela inesperada notícia (da renúncia), ao mesmo tempo admiramos a profunda humildade e o grande valor do Papa Bento XVI".

"‘Sou um humilde trabalhador na vinha do Senhor’: assim disse ele, aquela tarde de 19 de abril de 2005, apresentando-se como novo Sumo Pontífice aos milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro. Humilde trabalhador na vinha do Senhor! A humildade, efetivamente, junto com um luminoso e valente magistério, foi a característica de seu pontificado", afirmou.

Nesse sentido, disse que o programa de Bento XVI durante estes oito anos foi "falar-nos de Deus, falar-nos de Jesus Cristo", tal como fez há quase um ano quando visitou Cuba com motivo dos 400 anos do encontro da imagem da Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira da ilha.

"Nós os cubanos temos nesta noite um motivo a mais para agradecer a Deus pelo Pontificado de Bento XVI. Há pouco menos de um ano, ele nos visitou como peregrino ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre", recordou.

O Núncio destacou as palavras que o Papa pronunciou na Missa em Santiago de Cuba em 26 de março. "Queridos irmãos, sei com quanto esforço, audácia e abnegação trabalham cada dia para que, nas circunstâncias concretas de seu País, e neste tempo da história, a Igreja reflita cada vez mais seu verdadeiro rosto como lugar no que Deus se aproxima e encontra com os homens", disse então o Santo Padre.

Dom Musaró recordou várias passagens da visita de Bento XVI a Cuba e animou aos fiéis a participar do Ano da Fé convocado pelo agora Papa Emérito. "Ele com seu magistério, como todos os Papas, confirmou-nos na fé", afirmou.

"Apoiados na promessa de Cristo, nós acreditamos que as portas do inferno, do mal, nunca prevalecerão contra ela. Por isso, ao dizer "Obrigado" a Bento XVI, junto com ele, em comunhão com toda a Igreja, invocaremos nestes dias a assistência do Espírito Santo para a eleição do novo Sumo Pontífice", finalizou.