Hoje os sinos de Roma e Albano repicarão durante o voo que levará ao Papa Bento XVI do Vaticano rumo a Castel Gandolfo, no dia em que deixa a Sé vacante.

Está previsto que o Santo Padre parta do Vaticano às 5 p.m. e seja recebido pelos fiéis da Diocese de Albano, onde se localiza a famosa residência de verão. Diversas comunidades católicas organizaram uma peregrinação que partirá às 4 p.m. desde o povoado de Albano rumo ao Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

Os peregrinos esperam receber a Bento XVI com cânticos, reflexões sobre seu magistério, e a oração do Terço na Praça localizada em frente à residência papal.

O Santo Padre saudará os peregrinos e a Prefeitura da Casa Pontifícia confirmou à Rádio Vaticano, que o Papa aparecerá na varanda do Palácio para despedir-se dos fiéis que se aproximem.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, assinalou que para sua diocese é um "verdadeiro e grande privilégio", acolher ao Papa durante a transição de seu cargo.

Bento XVI deixará oficialmente vacante a Sé de Pedro às 8 p.m., e a partir desse instante os fiéis de Albano estarão ao redor do Palácio papal em silêncio e oração para demonstrar-lhe seu amor e proximidade.

O Bispo italiano explicou também que nos dias prévios e sucessivos à presença de Bento XVI, todas as paróquias da região prepararão jornadas de oração para pedir a intercessão por Bento XVI e para agradecer a Deus sua presença e seu magistério.

"Rezaremos pelo Papa, daremos graças ao Senhor pelo dom de sua presença, pelo dom de sua palavra, e pelo dom de seu serviço", acrescentou Dom Semeraro.

Ainda não se confirmou a data em que Bento XVI deixará Castel Gandolfo para instalar-se em um antigo Mosteiro de Religiosas de Clausura, atualmente em obras de restauração, dentro do Vaticano.