Nesta terça-feira, 26, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, realizou na uma coletiva de imprensa, esclarecendo algumas das perguntas dos jornalistas sobre pontos específicos da vida do Papa após sua renúncia.

Uma delas é sobre como Bento XVI será chamado a partir do dia 28 de fevereiro. Segundo o porta-voz Vaticano, ele continuará a chamar-se Sua Santidade Bento XVI, mas foi escolhido também o título Papa Emérito ou Romano Pontífice Emérito.

Sobre as vestes: branca, simples, sem mantelete. Não são mais previstas os sapatos vermelhos. “Parece que o Papa ficou muito satisfeito com os sapatos que lhe presentearam no México, em Leon”, afrmou o Pe. Lombardi.

Bento XVI já não usará o anel do pescador, o qual o Camerlengo, com o decano, darão o fim que a Constituição prevê.

Papa Bento XVI atualmente recebe centenas de cartas de autoridades de todo o mundo dando-lhe adeus.

"Ele colocou seu secretário pessoal e prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo Georg Gänswein, encarregado de lê-las e passar as mensagens para o papa", disse o padre. Lombardi.

Haverá também um momento altamente simbólico para assinalar o fim do ministério do Papa. Os membros da guarda suíca, encarregada de proteger o Santo Padre, estarão de pé às portas de Castel Gandolfo e às 20:00h deixarão seus postos.

"Eles simbolicamente protegem o Papa, de modo que já não serão necessários. Mas não se preocupem, a polícia do Vaticano seguirá protegendo os jardins vaticanos e seus arredores ", explicou o Pe. Federico.

O Papa se prepara em clima de oração para a sua transferência a Castel Gandolfo, disse ainda o Pe. Lombardi.

Para a Audiência Geral desta quarta-feira, a última do pontificado de Bento XVI, foram distribuídos 50 mil bilhetes. O Sistema será o mesmo: um amplo giro com o papamóvel. Não terá lugar o “beija-mão” – este será feito após a Audiência Geral, na Sala Clementina, para algumas autoridades presentes.

Quinta-feira, às 11h, haverá uma saudação da parte dos Cardeais, e um discurso do Decano do colégio cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, no início e às 16h55 (hora local) a partida para Castel Gandolfo.