Nesta manhã o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, precisou alguns dados sobre as últimas atividades do Papa Bento XVI e esclareceu diversas questões expostas nos últimos dias como a situação da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas).

No sábado, 23 de fevereiro às 9:00 a.m., o Santo Padre e a Cúria romana acabarão os exercícios espirituais. Geralmente, o Papa dirige umas breves palavras aos presentes.

Nesse mesmo dia, às 11:30 a.m. vai encontrar-se com o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano.

No domingo 24 de fevereiro, Bento XVI rezará o último Ângelus do seu pontificado com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Na quarta-feira, 27, a última audiência geral do Papa Bento XVI acontecerá na Praça de São Pedro e será feita como sempre, exceto pelo recorrido que o Santo Padre fará no papamóvel ao redor da Praça para cumprimentar os numerosos participantes. Até o momento 30 mil pessoas confirmaram sua assistência.

No dia 28 de fevereiro, último dia do seu pontificado, como anuncia uma nota da Casa Pontifícia, o Papa saudará pessoalmente a todos os cardeais presentes em Roma, ou seja, tanto os residentes como os que foram à capital nos últimos dias. Não haverá discurso.

No que diz respeito a sua partida do Vaticano, o Papa saudará, pouco antes das 5:00 p.m., no Pátio de São Dámaso ao Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone e quando chegue ao heliporto vaticano se despedirá do Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardenalício.

No momento de sua chegada a Castel Gandolfo será recebido pelo presidente e pelo secretário de Governo do Vaticano, pelo prefeito dessa localidade e outras autoridades civis e aparecerá na varanda do palácio apostólico para saudar os numerosos fiéis presentes.

Motu Proprio e Conclave

O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé particularizou que a Congregação dos cardeais estabelece a data do Conclave durante a Sede vacante, independentemente de um possível Motu Proprio do Santo Padre para especificar alguns detalhes da constituição Universi Dominici Gregis.

Fraternidade São Pio X

Fazendo referência ao tema da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas), o porta-voz vaticano indicou que a data limite de 22 de fevereiro relacionada com sua situação é pura hipótese e que Bento XVI decidiu confiar ao próximo Papa a questão.

Portanto, não temos que esperar uma definição das relações com a Fraternidade antes do final deste pontificado.

Comissão de cardeais e Santa Sé

Por último, o Padre Lombardi confirmou que a Comissão de Cardeais (Julián Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi) encarregada pelo Santo Padre de elaborar um relatório sobre a Santa Sé efetuou um trabalho cujos resultados conhece exclusivamente o Papa.

Ditos cardeais não concederão entrevistas e de jeito nenhum comentarão os resultados do mesmo.