A Santa Sé divulgou no dia 31 de janeiro um comunicado no qual se detalha as recentes conversações entre as autoridades do Estado da Palestina sobre o projeto de um acordo entre os dois estados.

O comunicado assinala que "como resultado das negociações bilaterais nos últimos anos com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), celebrou-se uma reunião oficial em Ramallah no dia 30 de janeiro de 2013, no Ministério de Assuntos Exteriores do Estado da Palestina".

As conversações estiveram encabeçadas por Riad Al-Malki, Ministro das Relações Exteriores do Estado da Palestina, e por Monsenhor Ettore Balestrero, subsecretário da Santa Sé para as Relações com os Estados.

O texto indica que "as Partes intercambiaram pontos de vista sobre o projeto de acordo em discussão, especialmente no que se refere ao Preâmbulo e ao Capítulo I do Acordo mencionado. As conversações tiveram lugar em um ambiente aberto e cordial que expressa as boas relações existentes entre a Santa Sé e o Estado da Palestina".

As delegações manifestaram "o desejo de que se acelerem as negociações para chegar a uma conclusão rápida. Em consequência, acordou-se que um grupo técnico misto se reúna para seu seguimento".

O texto recorda ademais que agradeceu-se especialmente à contribuição da Santa Sé com 100 mil euros à restauração do teto da basílica da Natividade em Belém.