O Papa Bento XVI saudou os 50 mil participantes na “Caminhada pela Vida da Costa Oeste” realizada neste sábado 26 de janeiro em São Francisco, Estados Unidos.

O Núncio Apostólico nos Estados Unidos., Arcebispo Carlo Maria Viganò, leu perante os milhares de presentes uma mensagem enviada pelo Papa, que qualificou o evento como "expressão extraordinária de testemunho público a favor do direito fundamental à vida”.

Em sua mensagem, o Papa recorda a necessidade de defender a “moral imperativa que defende a dignidade inviolável de cada membro de nossa família humana, especialmente os mais pequeninos e mais indefesos de nossos irmãos e irmãs".

Bento XVI enviou ademais sua saudação e manifestou aos participantes "sua proximidade na oração".

Em declarações ao grupo ACI no dia 28 de janeiro, a Co-presidente da Caminhada pela Vida da Costa Oeste, Eva Muntean, disse estar admirada ao ver como os participantes escutavam as palavras do Santo Padre em absoluto silêncio.

"Podia-se escutar um alfinete cair. Estava tão silencioso, todo mundo prestava atenção. Isso foi muito especial para nós", comentou.

A multidão se congregou em frente à prefeitura de São Francisco antes de começar o percurso de pouco mais de três quilômetros pelo distrito financeiro e comercial da cidade, até chegar ao destino final no Ferry Building.

Muntean manifestou que o evento deste ano foi "o maior já tido em nove anos” e descreveu que a Praça do Centro Cívico estava repleta de jovens e adultos que animaram e sustentaram cartazes que mostravam de que lugar vinham.

Era "muito, muito alentador" ver a população em geral observar a passagem dos participantes através da cidade.

O Arcebispo de São Francisco, Dom Salvatore J. Cordileone abençoou os participantes e lhes disse “vocês são um testemunho poderoso de que a verdade de Deus não pode ser silenciada. Estamos aqui para ficar, porque a vida é boa e é sagrada".

Os participantes escutaram distintos testemunhos a favor da vida e contra o aborto, entre eles o de Lacey Buchanan, mãe de um filho deficiente físico; também Elaine Riddick, vítima de esterilização forçada pelo estado da Carolina do Norte, e do casal Mateo e Kelly Clinger, que expressaram estar arrependidos pelos abortos que realizaram.