O Conselho de Presidência da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), enviou uma saudação aos jornalistas pelo dia de seu patrono (24 de janeiro), São Francisco de Sales, um exemplo de que informar é uma tarefa que deve procurar primeiramente o bem da pessoa.

"Informar é uma tarefa que deve ser realizada buscando o bem de toda pessoa e de todas as pessoas, a fim de contribuir à construção de uma sociedade fundada na justiça, na solidariedade e no amor. Fazendo assim, os profissionais da comunicação se sentirão plenamente realizados, convertendo-se em arautos da esperança", afirma o texto da CEM.

Os prelados mexicanos destacam que "exemplo disto foi São Francisco de Sales (1567-1622), escritor prolífico, quem contribuiu a pacificar o ambiente de sua época conjugando em sua personalidade o amor a Deus e ao próximo".

Este testemunho, assinalaram os bispos, foi destacado pelo Papa Bento XVI em sua audiência de 2 de março de 2011, quando afirmou que "em um tempo como o nosso, que busca a liberdade, São Francisco de Sales (…) com seu estilo familiar (…) recorda que temos inscrita no mais profundo de nosso ser a nostalgia de Deus e que só nele se encontra a verdadeira alegria e a realização mais plena".

O Conselho de Presidência da CEM também recordou a importância que o Concílio Vaticano II deu aos meios de comunicação, ao indicar em seu documento Inter mirifica que "por sua natureza, podem chegar não só aos indivíduos, mas também às multidões e a toda a humanidade".

"Consciente desta enorme responsabilidade, o Papa Bento XVI, poucos dias após ter sido eleito Sumo Pontífice, reuniu-se com jornalistas de todo o mundo, a quem disse: ‘Para que os meios de comunicação social possam oferecer um serviço positivo ao bem comum, é necessário a contribuição responsável de todos e cada um (…) especialmente no que diz respeito à busca sincera da verdade e à salvaguarda da centralidade e da dignidade da pessoa’", destacaram os bispos.