O Papa Bento XVI chamou os venezuelanos a terem confiança em que Deus os ajudará "a superar o atual clima de incerteza" que vive o país "devido à longa convalescença do presidente Hugo Chávez", conforme informou a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), em um comunicado.

O texto, citado pela emissora Unión Radio, transmitiu a mensagem que o Papa enviou aos venezuelanos durante o encontro que teve com o presidente da Cáritas da Venezuela e primeiro vice-presidente da CEV, Dom José Luis Azuaje.

"Deus não desampara, sempre está presente na história, animando através de seu Espírito, as transformações necessárias para que o homem e a mulher tenham vida em abundância", afirmou o Santo Padre.

Dom Azuaje disse que as palavras de Bento XVI "devem ser guia para a ação e um itinerário para a esperança ante tantas incertezas".

Chávez permanece em Cuba onde foi operado no dia 11 de dezembro pelo câncer de pâncreas que padece. O estado de sua saúde é um mistério, embora o Governo afirme que está se recuperando. Entretanto isto o impediu de juramentar seu quarto mandato no dia 10 de janeiro.

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) decidiu então no dia 9 de janeiro adiar o ato de posse até que Chávez se recupere plenamente e endossou a continuidade do Executivo tornando o vice-presidente, Nicolás Maduro, como chefe de governo interino amaparado ademais por algumas atribuições outorgadas diretamente pelo Presidente Chávez.