O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, somou-se às críticas contra a sentença do Tribunal Constitucional (TC), que despenaliza as relações sexuais entre e com adolescentes e assinalou que a verdadeira solução é resgatar a família, não desmantelá-la.

"Estamos desmantelando a família, a responsabilidade, a fé e a educação religiosa; e estamos favorecendo um comportamento simplesmente espontâneo. Não é tão difícil resolver o problema, mas é preciso aplainar o caminho e o caminho é voltar a nos esforçarmos mais para promover a família", assinalou o prelado durante um programa radial.

O Arcebispo disse que os pais devem assumir sua responsabilidade aproximando-se mais aos filhos. Por isso também exortou os empresários para que:“permitam que os pais dediquem mais tempo ao lar. (...) Porque os pais têm que acompanhar todos os acontecimentos de seus filhos”.

"É preciso resgatar a família do porão e promover uma agenda positiva para ver como construimos a sociedade (…). Todos estes problemas nós podemos resolvê-los estudando alternativas para que a família tenha mais protagonismo”, afirmou.

O Cardeal também advertiu que na atualidade o dinheiro fica por cima da família e se prioriza o “economicamente rentável”.

"Esta inflação de consumo se deu no mundo inteiro e já na Europa falhou e nos Estados Unidos trouxe uma grande crise. A sociedade em que o Estado era protetor deste modo de viver, esse modo de viver economicamente já se quebrou, não é possível mantê-lo. A sociedade de consumo e de bem-estar economicamente não pode ser financiada”, acrescentou.

O Arcebispo recordou que “há tempos a Igreja vem dizendo que este mundo de consumo e de bem-estar está levando a destroçar os valores fundamentais da família, da religião, do pudor, da vida matrimonial e uma série de valores pelo que se vive de uma maneira decente”.