A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), chamou nesta terça-feira às autoridades e à cidadania a "respeitar escrupulosamente" a Constituição porque é inaceitável manipular seu texto para alcançar um objetivo político.

Os bispos emitiram um comunicado horas antes que o vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro informasse que Hugo Chávez não assistirá a toma de posse da quinta-feira 10 de janeiro devido ao tratamento pós-operatório que o tem internado em Havana (Cuba).

"Do respeito do estado de direito depende a estabilidade e a paz da República; entendendo que a vontade soberana do povo se expressa e se exerce no marco das normas da Constituição Nacional. Uma interpretação acomodatícia da Constituição para alcançar um objetivo político é moralmente inaceitável", expressou a CEV em seu comunicado de 8 de janeiro.

Os bispos indicaram que o estado de saúde do Chávez gerou inquietação e "com todo o povo nos solidarizamos com o Presidente e sua família neste momento difícil de sua enfermidade". Do mesmo modo, pediram que se informe "com claridade e veracidade sobre o estado e evolução da saúde" do mandatário por ser um tema de interesse público.

"O diálogo franco, aberto e respeitoso, que tenha como objetivo o total apego à Constituição e a defesa da soberania da Venezuela, deve continuar sendo o caminho para alcançar a superação dos diversos obstáculos que afetam nossa convivência cidadã e que nos podem levar a uma crise mais profunda", expressou a CEV.

Em seu comunicado, os bispos também abordaram as duas eleições realizadas no ano passado. Indicaram que embora tenham sido feitas de forma pacífica, "as reclamações pela falta de condições de equidade no desenvolvimento da campanha expõem a necessidade de uma revisão e absoluta imparcialidade do sistema eleitoral".

Do mesmo modo, advertiram "com preocupação que no conjunto de leis, denominadas do ‘Poder Popular’, faça-se uma ênfase no caráter ideológico das mesmas, e se introduzam conceitos como ‘socialismo’ e ‘estado comunal’, não contemplados no texto constitucional".

"A organização político territorial não pode construir-se sobre uma ideologia restritiva, porque atentaria contra a concepção do Estado plural, não excludente e democrático, consagrado pela Constituição", expressaram.

Finalmente, chamaram os fiéis a orar pela Venezuela e pediram a Deus que "derrame sua bênção sobre nosso país e nos conceda viver em um âmbito de liberdade, solidariedade, tolerância, fraternidade e paz", assim como a proteção de Nossa Senhora de Coromoto.