Nos dias próximos ao Natal de 2012 templos católicos foram queimados na Áustria e na França. Os incidentes poderiam ter sido originados por ódio à fé.

Na cidade de Amstetten (Áustria) três igrejas foram queimadas no último 23 de dezembro, enquanto que a representação do presépio do Menino Jesus foi queimada em uma igreja da localidade de Barby, na região da Saboia (França), no dia 18 de dezembro.

Um jovem, que as autoridades consideram o principal suspeito do incêndio das igrejas na Áustria, não soube explicar os motivos às autoridades ao ser interrogado, e parecia confuso.
Não se descarta que esta tenha sido uma agressão anticristã, já que só as igrejas foram atacadas.

No caso da França, o presépio ao interior da igreja foi queimado entre as 7 e 8 da noite do dia 18 de dezembro, sem nenhum vestígio de que se tratou de um acidente.

O sacristão do templo indicou aos meios de comunicação que não é a primeira vez que se apresenta um ataque contra a igreja.

Com efeito, em anos anteriores, a porta da igreja foi danificada, um dos vidros do salão de reuniões da paróquia foi quebrado, diversos livros foram queimados, entre outros danos.

Nos dias seguintes os pais e crianças da paróquia armaram um novo presépio para substituir o que fora queimado.