Carregando...
Estado deve defender a vida especialmente dos mais débeis, diz Cardeal italiano

Cardeal Angelo Bagnasco

ROMA, 03 Jan. 13 / 03:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Arcebispo de Génova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana Cardeal Angelo Bagnasco, assinalou que o Estado tem o dever de proteger a vida de todos, especialmente dos mais fracos ante as ameaças atuais do aborto e da eutanásia.

Em uma reflexão a propósito da mensagem do Papa Bento XVI pela Jornada Mundial da Paz que foi celebrada no dia 1º de janeiro, o Cardeal questionou: "Que garantias podemos ter se um Estado não respeita, não apoia, não acolhe, não defende a vida especialmente dos mais frágeis e débeis, inclusive a vida que nem sequer tem a cara, e inclusive a voz para impor por si mesma seu próprio direito?".

Embora não mencione diretamente as palavras aborto e eutanásia, como assinala o Serviço de Informação Religiosa (SIR), o Cardeal sublinhou que "a ética social se apoia e está garantida pela ética da vida".

O Cardeal ademais questionou ao Estado cuja comunidade civil não está na capacidade de acolher a pessoa em sua etapa última da vida, de não ter um coração o suficientemente grande, sensível para comover-se com a fragilidade humana.

Estas pessoas frágeis, disse o Cardeal, constituem "os últimos dos últimos. Aqueles que não podem impor aos outros a presença, nem o rosto nem muito menos a voz".

Etiquetas: defender a Vida e a Família, Aborto

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Jun
20

Católico em dia

20 de junho de 2013

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta com um Camarlengo, quem admnistra os bens da Igreja quando a Sede de Pedro está vaga.

Videos

Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista
Bento XVI: elevai o olhar dos corações ao Senhor.mp4
Bento XVI: cristãos e muçulmanos unidos contra a violência
Bento XVI: nenhuma oração é perdida, Deus sempre as acolhe com amor
Não há oração estéril, Jesus sempre nos escuta, ensina Bento XVI
Bento XVI ensina que rezar não é perda de tempo
Mensagem de dom João Carlos Petrini sobre a Semana Nacional da Família 2012
Elba Ramalho denuncia governo Dilma por promover o aborto
Trecho da entrevista exclusiva de Elba Ramalho à ACI Digital. Não perca a íntegra: dia 30/07.
Mensagem pró-vida de Elba Ramalho
Tome uma atitude!
Somos sempre autênticos?
Redes Anti-sociais?
Mulher brasileira denuncia: as abortistas não nos representam

Podcast

Evangelho do dia

Mateus 6,7-15

Evangelho
Data
06/20/13
06/18/13

Santo do dia

João Fisher e Tomás Mare »

Saito
Data
06/19/13
06/18/13

Homilia do dia

Mateus 6,7-15

Homilia
Data
06/20/13
06/18/13

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: