Em suas palavras prévias à oração do primeiro Angelus de 2013, realizado no dia 01 de janeiro na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI assinalou que Jesus, o Verbo de Deus feito carne, “veio para trazer para os homens uma paz que o mundo não pode dar”.

Por isso, assinalou o Santo Padre, “oito dias depois de Natal, quando a Igreja, como a Virgem Mãe Maria, mostra ao mundo Jesus recém-nascido, Príncipe da Paz, celebramos a Jornada Mundial da Paz”.

“Como a luz e o calor do sol, são uma bênção para a terra, assim a luz de Deus o é para a humanidade, quando Ele faz brilhar sobre ela seu rosto. E isto aconteceu com o nascimento do Jesus Cristo”.

O Papa assinalou que “Deus fez resplandecer para nós seu rosto: no início de modo muito humilde, escondido –em Belém somente Maria e José e alguns pastores foram testemunhas desta revelação-; mas pouco a pouco, como o sol que da alvorada chega ao meio dia, a luz de Cristo cresceu e se difundiu em todo o mundo”.

“Do breve tempo de sua vida terrena, Jesus de Nazaré fez resplandecer o rosto de Deus sobre a Terra Santa; e logo, mediante a Igreja animada por seu Espírito, estendeu a todos os povos o Evangelho da paz”.

“‘Gloria a Deus nas alturas, e na terra, paz aos homens amados por Ele! Este é o canto dos anjos no Natal, e é o canto dos cristãos sob cada céu; um canto que dos corações e dos lábios passa mediante a gestos concretos, nas ações do amor que constroem diálogo, compreensão e reconciliação”.

O Papa sublinhou que quando Jesus proclamava as Bem-aventuranças à beira do lago da Galilea, “entre estas está também ‘Felizes os que trabalham pela paz, porque serão chamados filhos de Deus’”.

“Quem são os que trabalham pela paz? São todos aqueles que, dia a dia, procuram vencer o mal com o bem, com a força da verdade, com as armas da oração e do perdão, com o trabalho honesto e bem feito, com a busca científica ao serviço da vida, com as obras de misericórdia corporal e espiritual”.

Bento XVI indicou que quem “trabalha pela paz são muitos, mas não fazem ruído. Como levedura na massa, fazem crescer a humanidade segundo o desígnio de Deus”.

O Papa assinalou que “neste primeiro Angelus do novo ano, pedimos a Maria Santísssima, Mãe de Deus, que nos abençoe, como a mãe abençoa seus filhos que devem partir de viagem”.

“Um novo ano é como uma viagem: que com a luz e a graça de Deus, possa ser um caminho de paz para cada homem e cada família, para cada País e para o mundo inteiro”, concluiu.