O Arcebispo de Denver (Estados Unidos), Dom Samuel Aquila, assinalou que a bondade e o respeito pela dignidade humana são as melhores respostas ao mal, diante da dor pelas perdas de vidas no recente tiroteio no estado de Connecticut.

Em uma coluna recentemente publicada no Denver Post, Dom Aquila indicou que somos com mais freqüência vítimas do mal quando nos convertemos em objetos, usados para os propósitos de outros, em vez de ser tratados “com a dignidade inerente de ser pessoa”.

“O mal não é derrotado pela política. São necessárias prolongadas discussões políticas sobre o controle de armas e segurança nas escolas, mas isso não resolverá o problema”, assegurou.
“ O mal é derrotado pelo amor e só pelo amor”, recalcou o prelado.

O Arcebispo escreveu sua coluna como resposta ao mal experientado na semana passada, quando um jovem armado assassinou 20 crianças, seis adultos  e acabou com sua vida, na escola primária Sandy Hook, em Newtown, estado de Connecticut.

Essa experiência, disse o Prelado, recorda-nos que “o mal é real”, e que há absolutos morais.

“Como resultado dos assassinatos da primária Sandy Hook, todos nós podemos ver com certeza e declarar que o mal existe”, assinalou.

Dom Aquila também recordou a seus leitores que além da tragédia da Sandy Hook, há situações diárias em que a injustiça tem profundos efeitos na sociedade.

O Arcebispo assinalou o caso dos imigrantes indocumentados, que são objeto de xenofobia, os pobres que sofrem pela avareza de outros, e as crianças, que são objeto da “conveniência, do descuido ou da ira”.

Dom Samuel Aquila também advertiu que “podemos facilmente habituar-nos a usar as pessoas, mais que tratá-los com a dignidade inerente que Deus outorga a cada ser humano”.

Ao remarcar a importância de responder ao mal com amor, o Arcebispo animou a celebrar o Natal, porque o amor está contindo na “mensagem e verdade” do Natal.

“Muitos não estarão em disposição de ânimo para o Natal este ano, mas nunca houve um momento necessitássemos mais desta mensagem”, assegurou.