O Papa Bento XVI recebeu na manhã de hoje no Vaticano o Presidente da Autoridade a Palestina, Mahmoud Abbas, e alentou à "coragem da reconciliação e da paz" todo o Oriente Médio.

Um comunicado do escritório de imprensa da Santa Sé assinala que "no curso das cordiais conversações tratou-se o tema da recente resolução aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com a qual se reconhece a Palestina como Estado Observador não membro da mencionada Organização".

Do mesmo modo "expressou-se o desejo de que esta iniciativa anime o compromisso da comunidade internacional por uma solução justa e duradoura do conflito entre israelenses e palestinos, que só poderá ser alcançada reatando com boa fé as negociações entre as partes, no respeito dos direitos de todos".

"Também se detiveram sobre a situação na região, atormentada por tantos conflitos, impulsionando a coragem da reconciliação e da paz. Não faltou deste modo uma referência à contribuição que as comunidades cristãs oferecem ao bem comum da sociedade nos Territórios Palestinos e em todo o Oriente Médio".

Mahmoud Abbas também se reuniu com o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.