O Papa Bento XVI nomeou hoje a seu secretário pessoal Mons. Georg Ganswein como novo Prefeito da Casa Pontifícia que n o próximo 6 de janeiro na festa da Epifania, será ordenado Arcebispo com sede titular em Urbisaglia na Itália.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Padre Federico Lombardi explicou aos jornalistas na manhã fr hoje que Mons. Ganswein não deixará seu cargo como secretário do Papa e desempenhará ambos cargos no Vaticano.

A missão da Prefeitura é ordenar o serviço de acolhida e organizar as audiências solenes que Sua Santidade concede aos chefes de estado, presidentes de governo, ministros e outras personalidades eminentes, como aos embaixadores que chegam ao Vaticano para apresentar suas cartas credenciais.

Acontecerá o futuro arcebispo sucede o Cardeal James Michael Harvey, que exerce o cargo desde 1997. No último 23 de novembro, o Cardeal Harvey foi nomeado o novo Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo Extramuros em Roma.

Estar à frente da Prefeitura supõe um grande compromisso: preparar tudo o que se refere às audiências e visitas das pessoas admitidas à presença do Papa e dispor os preparativos necessários e oportunos cada vez que o Santo Padre sai do Palácio Apostólico a Roma ou na Itália.

Além disso o prefeito da Casa Pontifícia está ao cargo dos Exercícios Espirituais do Santo Padre assim como do Colégio Cardinalicio e da Cúria Romana, e a ele também é confiada a celebração das cerimônias pontifícias, exceto a parte estritamente litúrgica.

Mons. Ganswein foi chamado em 1995 à Santa Sé para servir na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, um ano mais tarde, foi transferido à Congregação para a Doutrina da Fé, onde começou seu trabalho de secretário pessoal do então prefeito deste dicasterio, o Cardeal Joseph Ratzinger agora Bento XVI.

Em 2005, o Cardeal Ratzinger foi eleito Papa e o manteve como seu secretário particular.

Mons. Ganswein fala alemão, italiano, latim, francês, inglês e espanhol. Nasceu em Baden-Wurtemberg (Alemanha) em 30 de julho de 1956 e foi ordenado sacerdote no dia 31 de maio de 1984 na Arquidiocese de Freiburg im Breisgau.

Após sua ordenação o secretário estudou Direito Canônico em 1993 na Faculdade de Teologia Católica da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique e desempenhou-se como juiz do Tribunal Diocesano e ajudante pessoal do Arcebispo de Freiburg até ser chamado a servir na Santa Sé.