O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais no Vaticano considera que o Papa Bento XVI poderia chegar ao milhão de seguidores no Twitter dia 12 de dezembro, Festa da Virgem de Guadalupe, data em que o Santo Padre escreverá seu primeiro tweet.

"É razoável pensar que chegaremos ao milhão de seguidores no dia do lançamento", comentou ao grupo ACI Mons. Paul Tighe, Secretário do mencionado dicastério. Segundo a autoridade vaticana, após o primeiro tweet do Papa os usuários desta rede social também farãoseus  tweets, “o que fará que mais pessoas venham a bordo".

Até o fechamento desta edição, a quantidade de seguidores do Santo Padre superava os 774 mil, sendo a conta em inglês a que contava com maior número de seguidores com 528 mil, enquanto que a de espanhol estão em pouco mais de 120 mil. Os outros idiomas, nos que serão escritos os tweets aprovados pelo Pontífice, são o francês, árabe, polonês, português, italiano e alemão.

Entretanto, explicou o sacerdote, "nunca vamos julgar (a iniciativa) pelos números, mas nos agrada muito que as pessoas já estejam se inscrevendo e esperamos chegar a uma boa quantidade a partir da quarta-feira" 12 de dezembro.

O Papa Bento XVI escreverá seu primeiro tweet logo após a audiência geral da próxima semana, em resposta às perguntas que até esse dia podem enviar-lhe os usuários através do hashtag #askpontifex.

O sacerdote disse que é certo que "tivemos algumas respostas negativas" com o público, "mas não estamos preocupados por isso". "Isto é parte da estratégia da Igreja para estar nas redes sociais para comunicar as boas notícias, e isto é só a ponta do iceberg", acrescenta.

O Secretário do Pontifício Conselho explicou ao grupo ACI que, com seus tweets, "o Papa vai fazer como diz o Evangelho sobre o homem que lança as sementes. Algumas irão com o vento e ficarão estéreis enquanto que outras fincarão raízes e crescerão fortes".

O sacerdote irlandês concluiu afirmando que "o Papa simplesmente vai usar isto para fazer que o Evangelho chegue a um mundo carente de amor".