A população da Cuba se reduziu em 84.000 habitantes com respeito ao ano passado devido à emigração e à baixa taxa de natalidade, informaram as autoridades nacionais.

Segundo os resultados preliminares do Censo divulgados na segunda-feira, a população cubana está decrescendo, descendo de 11.247.925 habitantes em 2011 a "11.163.934 como população residente", explicou o vice-presidente do Conselho de ministros, Marino Murillo, citado pelo jornal oficial Granma.

Estas cifras corroboram a advertência feita anteriormente pelos peritos do Escritório Nacional de Estatísticas de que o país experimentará um decrescimento populacional.

Os resultados preliminares também mostraram que os cubanos de mais de 60 anos são 18,3 por cento, enquanto que a população menor de 15 anos abrange 18,4 por cento. Segundo a imprensa internacional, isto revela que a ilha –onde o aborto foi despenalizado em 1965 -, está enfrentando já o envelhecimento populacional.

Em março do ano passado a cadeia inglesa BBC emitiu uma reportagem que mostrou os excessos aos que se chegou em Cuba com a despenalização do aborto, entre os quais está que esta prática se converteu em uma alternativa recorrente aos métodos anticoncepcionais e sua frequência está causando sérios problemas de saúde às mulheres cubanas.