Na manhã de ontem o Presidente para a Congregação para os Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, apresentou o Congresso Internacional "Ecclesia in America", uma iniciativa que congregará a mais de 250 personalidades católicas da América no Vaticano para destacar sua fidelidade ao Papa Bento XVI e promover o chamado à unidade que fez o Beato João Paulo II.

Na apresentação, o Cardeal explicou aos jornalistas que "este congresso é o símbolo do que a América deveria ser em todos os sentidos", já que o patrimônio de fé cristã que une ao continente "é um verdadeiro tesouro".

Nesta linha, assinalou que "o testemunho principal dos cristãos é a unidade e ensinar ao mundo a acreditar em Cristo, que foi enviado ao mundo como Salvador". "Este encontro está dirigido a pessoas de todos os níveis e responsabilidades que compartilham uma mesma fé e estão enfocados na unidade".

O Cardeal ressaltou que o patrimônio comum de fé precisa enriquecer-se para enfrentar os novos desafios que se apresentam, como a proliferação das seitas, o narcotráfico, a intolerância religiosa, a violência, a droga, e a agressão à família e à cultura da vida, e neste sentido explicou que Deus enviou um "laboratório providencial graças a grande presença dos ‘hispanos’ nos Estados Unidos e no Canadá".

O congresso está sendo promovido pela Comissão para a América Latina (CAL) e pelos Cavaleiros de Colombo em colaboração com o Instituto de Estudos Guadalupanos. Junto ao Cardeal Ouellet apresentaram o evento o professor Guzmán Carriquiry, secretário da CAL, e Carl Anderson, Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo.

Em declarações ao grupo ACI, o Professor Carriquiry assinalou que sua esperança é que este evento "ajude a criar uma rede de amizade, comunhão e cooperação entre todos os bispos do continente Americano e as distintas conferências episcopais".

"Aquela intuição profética de João Paulo II e os conteúdos dos ensinamentos da sua Exortação (Ecclesia in America) não foram acolhidos com a intensidade requerida e, além disso, surgiram novos problemas nas relações interamericanas desafiando à missão da Igreja no continente".

"O objetivo é retomar, relançar e intensificar as relações de comunhão e cooperação entre as Igrejas da América Latina, dos Estados Unidos e do Canadá, algo fundamental da Exortação do Beato João Paulo II como conclusão do Sínodo para as Américas que, por estes dias, comemoramos seus 15 anos", concluiu.

O evento tem uma duração de 4 dias. No dia 9 de dezembro, festa de São Juan Diego, o Cardeal Ouellet celebrará uma Missa na Basílica de São Pedro.

Em 10 de dezembro serão celebrados seminários sobre a Virgem de Guadalupe e a exortação apostólica pós-sinodal "Ecclesia in America". Também haverá debates dirigidos a promover a cooperação entre as Igrejas no continente.

Em 11 de dezembro os participantes rezarão o terço nos jardins vaticanos em frente da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e na sala Pio X será projetado um documentário sobre a Imperatriz da América.

Em 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, culminará com uma Missa na igreja Santa Maria em Traspontina. O evento também procura promover o Ano da Fé.