O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanyslaw Rilko, de visita no Brasil por estes dias, fez votos para que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, "dê frutos para a vida" dos jovens em todo mundo.

Assim o indicou o Cardeal ontem, diante de delegados de 75 países e 40 movimentos que participam de Rio do Janeiro em um encontro de preparação para a JMJ Rio 2013 que será realizado entre os dias 23 aos 28 de julho do próximo ano e que contará com a presença do Papa Bento XVI.

"Não desprezamos o dom imenso que nos deu. Vivemos este tempo de preparação com alegria e entusiasmo, diante das dificuldades" para que a JMJ Rio 2013 não seja um "fogo de apenas alguns dias" mas "uma colheita a longo prazo que dê frutos para a vida", animou o Cardeal.

O Cardeal assegurou que "Bento XVI segue com particular atenção os preparativos da JMJ, e que tem grandes esperança para a Igreja" em relação ao evento.

O Cardeal Rylko disse ainda aos pressente que "não se deixem privar desse componente importante que é a alegria que motiva a coragem de confrontar desafios sempre novos, para que os jovens cheguem a Cristo e a Cristo chegue aos jovens".

Por sua parte o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou neste evento que foi escolhida a região de Guaratiba, zona oeste da cidade, para a vigília de 27 de julho e a Missa final do 28. A área, indicou o prefeito, pode albergar a dois milhões e meio de pessoas. Este lugar substitui assim a Base Aérea de Santa Cruz designada anteriormente como sede.

No dia 26 de novembro, abrindo os trabalhos do congresso preparatório, o Arcebispo do Rio do Janeiro, Dom Orani João Tempesta, propôs aos participantes a mensagem de Paulo VI na conclusão do Concílio Vaticano II e convidou os voluntários "a assumirem a chama da fé e a transmiti-la aos seus coetâneos. Sejam os primeiros missionários. Evangelizem seus amigos".

Por sua parte e falando da Jornada o Núncio no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, indicou que "como Igreja o êxito que buscamos é espiritual (...). Queremos que dê um impulso à vida de fé dos jovens no mundo inteiro".

O Comitê Oraganizador Local informou-se ademais que durante a JMJ haverá uma feira vocacional onde 158 movimentos e associações laicais poderão expor o seu carisma. Haverá ademais 200 confessionários e uma tenda de Adoração Eucarística durante o evento.

A Fundação João Paulo II para a juventude em colaboração com a arquidiocese do Rio, organizarão uma exposição artística de 11 de junho a 15 de setembro no Museu Nacional de Belas artes. Durante o período algumas obras dos Museus Vaticanos serão expostas na cidade.

A delegação do Pontifício Conselho para os Leigos que preside o Cardeal Rylko segue para Brasília para participar no sábado, 1 de dezembro, no Encontro de Delegados de Pastoral Juvenil das dioceses do país reunidos para um congresso na capital brasileira.