David López Ribes recebeu dias atrás o Prêmio na categoria pintura concedido pelas Academias Pontifícias e após aceitar o galardão afirmou que sua verdadeira obra prima é sua família.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI logo depois da entrega de prêmios no Vaticano, López Ribes, espanhol e pai de seis filhos, afirmou que entre suas obras de arte não destacaria uma obra prima.
"Mas se houvesse uma, sem dúvida, seria minha família", disse.

López Ribes é um artista multidisciplinar dedicado à pintura, escultura, vídeo e, além disso, colabora com o fundador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Arguello (fundador deste movimento), em uma proposta estética para a Igreja desenvolvida em espaços litúrgicos de todo o mundo.

O pintor explica que grande parte de seu trabalho é colocar seu talento "ao serviço da Igreja, ao serviço da fé, ao serviço da liturgia, mas também buscar um diálogo com o homem contemporâneo que não entra no templo, que não entra na Igreja, através da arte contemporânea, uma linguagem que conhecem e que pode aproximá-los de um conteúdo novo".

López Ribes diz que a meta do homem é encontrar a beleza, e ele a encontrou.
A beleza, afirma, "é Cristo, e queremos compartilhá-lo.
“Quando alguém olha para o homem contemporâneo, o que vemos é que está imerso em um processo de dessacralização, e de perda de sentido do mistério, de transcendência".

"O trabalho que eu faço está enfocado a devolver à imagem o mistério, a transcendência e o espírito através da pintura, da escultura e também, com uma linguagem contemporânea e radical, como é o vídeo artístico, que para mim tem muitas possibilidades espirituais".

Assim "o conteúdo de minha obra é minha família, e eu recorro a uma arte testemunhal", o que "significa que todas as minhas obras são minha família, aquilo que vivo ao redor, o poder compartilhar e dar a outros a beleza da vida cristã".

Depois de apresentar-se ao concurso, Ribes recorda que peregrinou até a Basílica de São Pedro para rezar perante a tumba do Beato João Paulo II, a quem se sente profundamente ligado. "Somente lhe pedi uma coisa, se isto for bom para a fé dos meus filhos que é o que realmente me importa, me ajude. Se não, não o quero", disse referindo-se ao prêmio que acaba de receber.

Meses depois, quando David já havia esquecido do concurso, recebeu uma chamada de Roma. O Papa tinha visto os finalistas, e tinha decidido dar a ele o prêmio.

"Era uma notícia extraordinária, e pensei, que memória de santos celebramos hoje? E, sabe de quem? Era o dia do Beato João Paulo II. Esse dia eu disse, está muito claro, eu tenho que ir com meus filhos, e aqui estou. Vim a Roma com as crianças", concluiu.

Durante a sessão, o Papa Bento XVI, explicou -através de uma carta lida pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone-, que a beleza da fé não pode ser jamais um obstáculo para a beleza artística, porque constitui "sua linfa vital e seu horizonte último".

Para conhecer a obra do artista, visite o site: http://www.davidlopezribes.com/