Após vários meses de restauração e reestruturação se apresentou ao público a última versão da escultura do Beato João Paulo II que gerou polêmica em maio, situada na estação de Termini de Roma (Itália) para dar as boas-vindas aos peregrinos que chegam à Cidade eterna.

A diferença da vez anterior, desta vez o novo rosto da escultura do italiano Oliviero Rainaldi, parece que teve melhor acolhida.

Um cidadão romano, Giuseppe Benardini, de 75 anos de idade, disse ao grupo ACI que a nova estátua lhe "parece muito bela, a outra era muito feia, não se parecia em nada ao Papa. Esta, ao contrário, é realmente bonita. Vim da periferia para vê-la e estou impressionado".

"João Paulo II foi um grande Papa, e fez o bem a todos", acrescentou.

Depois da sua apresentação em maio de 2011, esta estátua de bronze, de mais de quatro toneladas e cinco metros de altura, recebeu duras críticas por sua pouca expressividade e por não parecer com o beato. Inclusive alguns compararam a escultura com a imagem do ditador italiano Benito Mussolini.

Rainaldi trocou a cabeça por uma maior, com o solidéu mais marcado e o olhar mais humano, melhorou a cobertura de pintura especial, elevou-se o corpo e a túnica foi retocada.

Apesar das críticas, ao longo destes meses numerosas pessoas se aproximaram da escultura para acender velas e orar.

As mudanças na escultura não significaram um custo adicional para a prefeitura de Roma já que estavam compreendidos no orçamento original.