A associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), denunciou que um grupo de terroristas atacaram a igreja de São Leão Magno em Enugu, no sul da Nigéria, em um ataque que incluiu a profanação da Sagrada Eucaristia.

O fato ocorreu no domingo 4 de novembro quando um grupo de terroristas ingressaram às 2 da manhã à igreja de São Leão Magno, onde o sacerdote Mons. Obiora Ike realiza seu trabalho pastoral e promove o diálogo interreligioso. Os vândalos destruíram o altar, o pulpito e tudo o que encontraram à sua frente, sem deixar vítimas.

Os agentes de segurança chegaram duas horas depois e concluíram que se tratou de um ataque terrorista. No dia seguinte os fiéis tiveram que celebrar a Missa ao ar livre devido ao mal estado do templo.

Mons. Ike animou os fiéis a permanecerem firmes na fé apesar da perseguição e da intolerância, assim como a orar e perdoar os atacantes.

Por sua parte, o Bispo de Enugu, Dom Calixto Onaga, pediu aos cristãos que permaneçam alertas e defendam sua fé apesar das adversidades.
Muitas igrejas cristãs foram atacadas no norte do país. Entretanto, como assinala AIS, esta é a primeira vez que isto ocorre no sul da Nigéria.