Após mais de seis anos de construção, o Santuário da Mãe de Deus (Theotokos), erguido por iniciativa do conhecido sacerdote católico brasileiro, o Pe. Marcelo Rossi, foi inaugurado neste 2 de novembro, feriado de finados, em Interlagos, zona sul da capital paulistana. A missa contou também com a presença do bispo de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo e com a presença de mais de 50 mil fiéis. Após a inauguração o Padre Marcelo ofereceu algumas declarações exclusivas a ACI Digital.

O Santuário, que vem sendo construído na Diocese de Santo Amaro ainda não está totalmente terminado e terá capacidade para receber até 100 mil pessoas (75 mil na parte externa) em um terreno de 30 mil metros quadrados. O projeto é do arquiteto Ruy Ohtake e contempla ainda a construção de uma cruz de 42 metros de altura, que poderá ser vista de vários pontos da cidade.

Para os brasileiros o Pe. Marcelo Rossi dispensa apresentação. Conhecido pelos seus CDs, que já venderam mais de 13 milhões de cópias e frequentes aparições em grandes eventos, shows ao lado de artistas brasileiros e diversos programas de televisão, o sacerdote que além de cantar também é autor do livro “Ágape”. Recentemente a obra atingiu a marca histórica de 8.5 milhões de exemplares vendidos, superando todos os outros best-sellers no Brasil, incluindo o polêmico “Código Da Vinci”, de Dan Brown. Todo o dinheiro arrecadado pela venda dos livros e CDs do Padre Marcelo foram revertidos à construção do Santuário desde o início das obras.

O sacerdote brasileiro recebeu das mãos do Papa Bento XVI o prêmio Van Thuân - Solidariedade e Desenvolvimento 2010 - como reconhecimento do seu trabalho evangelizador. Precisamente é no horizonte da nova evangelização que Pe. Marcelo situa a iniciativa da construção deste Santuário Mariano.

Falando de sua experiência pessoal na inauguração do Santuário, Pe. Marcelo afirmou a ACI Digital:
“Foi um dia de muita felicidade, trabalhei muito para o Santuário poder abrir. Agora vamos continuar trabalhando para ele ficar pronto. 55 mil pessoas estiveram no Santuario no dia 2/11”.

“Não temos previsão para o fim da construção, ele é muito grande, estará constantemente em manutenção”, afirmou ainda o padre sobre o templo recém inaugurado.

“Eu espero que as pessoas venham conhecer o Novo Santuário da Mãe de Deus, é um espaço lindo, que irá acolher todo mundo que vem de perto e de longe para as missas”, afirmou o sacerdote.

Falando um pouco mais do seu trabalho apostólico, o Pe. Rossi afirmou ao grupo ACI: “O que me da mais prazer é evangelizar, seja qual for o meio: internet ou celebrando a Santa Missa”.

Em uma entrevista recentemente aparecida na cadeia americana Fox News, o padre afirmava que a construção do santuário da Theotokos não era uma espécie de resposta a um suposto "êxodo" de católicos para outras denominações religiosas, conforme indicou um recente estudo sociológico da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo afirmava ainda que a maior queda de fiéis foi observada entre jovens.

Entretanto, o Pe. Marcelo afirma que sua experiência é distinta àquela retratada pelos números fornecidos pela FGV: “O numero de jovens está crescendo no Santuário, é só você ir até uma das missas”.
“Claro que ainda enfrentamos problemas, mas com Fé e evangelização, iremos mudar isso”, afirmou com otimismo.

Por último, o sacerdote compartilhou a ACI Digital suas expectativas para a próxima vinda de Bento XVI ao Brasil em 2013 para a próxima Jornada Mundial da Juventude: “Fico muito feliz que o Brasil e o Rio tenham sido escolhidos. Nós somos um grande país católico”.

“Espero poder ajudar da forma que for necessária”, concluiu.

Para conhecer mais sobre as obras do Santuário da Mãe de Deus, visite:
www.padremarcelorossi.com.br