O Festival da Juventude da JMJ Rio 2013, um elenco de eventos culturais protagonizados por jovens ou feito especialmente para os jovens peregrinos da Jornada já deu início ao processo de inscrições para apresentações culturais do Brasil e do mundo. O evento é uma oportunidade de que os jovens tenham ocasiões de encontro com Deus por meio da arte, durante da programação da Jornada Mundial da Juventude que ocorre no Brasil em julho de 2013.

Segundo a nota enviada pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, o festival promove um intercâmbio cultural por meio da evangelização dos jovens nesta grande festa de fé, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do próximo ano. Segundo a secretária Executiva do setor de Atos Culturais do COL, Paloma Lladó, o Festival da Juventude é uma forma de encontrar Deus nas apresentações artísticas. “Uma alma contente é uma alma que canta”, afirmou.
“Queremos mostrar a alegria de ser povo de Deus por meio da música, teatro, dança, exposições”, disse Paloma.

O Festival da Juventude terá apresentações de músicas, peças teatrais, danças e exposições. No site da JMJ, estão disponíveis três formulários para música, artes cênicas e exposição. Os grupos interessados em se apresentar podem preencher um dos formulários. Estas apresentações poderão acontecer em um dos palcos da JMJ, espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, auditórios, teatros e museus.

As inscrições vão até o dia 15 de dezembro de 2012 e estão sob a responsabilidade do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local (COL).

Na seleção, serão contemplados, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja, a qualidade técnica e a adequação ao espírito jovem da JMJ. Para apresentações musicais, serão aceitas as cristãs, em qualquer ritmo. As bandas, grupos e exposições irão se apresentar em diversos teatros da cidade e em palcos distribuídos pelos bairros. Os participantes dos grupos que forem aprovados para participar do Festival da Juventude não precisam da inscrição como peregrinos.

Para participar, basta fazer a inscrição no site:

http://www.rio2013.com/pt/festival-da-juventude