Neste sábado, 27 de outubro, será realizada a abertura oficial do Ano da Fé no Regional Leste I da CNBB, com celebração da Missa, às 9h, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.

O Presidente do Regional e Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Celebração Eucarística, que será concelebrada pelos bispos das arquidioceses e dioceses que compõem o Regional: arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói, dioceses de Caxias, Nova Iguaçu, Barra do Piraí-Volta Redonda, Valença, Itaguaí, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Segundo a nota enviada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro a ACI Digital, na ocasião, os bispos estarão reunidos em assembleia pastoral, com representantes das comissões pastorais que compõem o regional e coordenadores do setor juventude. A assembleia terá início às 12h do dia 26 e terminará às 12h do dia 27.

A temática deste ano será a evangelização da juventude no estado do Rio de Janeiro e a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.
Dom Orani, em reunião com os coordenadores da Pastoral da Comunicação das dioceses que compõem o regional, destacou aspectos importantes a serem vividos durante o Ano da Fé.

“O primeiro é o convite a uma transformação pessoal, pois o Papa convida o católico a mudar de vida, a rever a caminhada. Depois tem o aspecto do aprofundamento do conhecimento, ou seja, do estudo do Catecismo da Igreja, de saber o porquê da sua fé, as razões da sua fé. Por fim, utilizar os meios de comunicação rádio, televisão, webtvs, jornais, revistas, folhetos, redes sociais, para divulgar aquilo que nós queremos anunciar às pessoas e aprofundar. Precisamos viver a fé além da vida pessoal. Transmiti-la é dar testemunho também pela presença na sociedade. E não podemos esquecer a Jornada Mundial da Juventude, um dos eventos oficiais do Ano da Fé, que constitui um especial convite para essa grande renovação”, disse o Arcebispo.