Leonardo Boff, considerado um dos principais impulsores da teologia marxista da libertação (TML), pediu reinterpretar o cristianismo para ajudar a "Mãe Terra" que "está crucificada” e é nossa tarefa tirá-la da cruz, como os teólogos da libertaçã “o fizemos durante décadas com os pobres".

Boff, que na década de 90 abandonou o sacerdócio, casou-se com uma mulher divorciada, e se afastou da Igreja Católica para converter-se no que ele chama um "ecoteólogo de matriz católica" dedicado a escrever livros sobre ecologia e temas alheios ou contrários à doutrina católica, afirmou em uma recente palestra que o grito da terra é o grito dos pobres e o grito dos pobres é o grito da terra, nossa Mãe Terra.

A reinvidicação do ex-franciscano ocorreu no marco do Congresso Continental de Teologia, realizado em São Leopoldo (RS) na universidade jesuíta UNISINOs entre os dias 7 a 11 deste mês com a intenção de equiparar o Concílio Vaticano II com a teologia marxista da libertação. Leonardo Boff assegurou que a "marca registrada" desta vertente de teologia, condenada em seguidas ocasiões pela Igreja, é "a opção pelos pobres, contra a miséria e a opressão".

"Dentro dessa opção pelos pobres é preciso colocar o grande pobre que é a Mãe Terra, que é a Pachamama, a Magna Mater, a Tonantzin, a Gaia, é o grande pobre devastado e oprimido", afirmou.

Para Boff, "este organismo que chamamos Terra e do qual formamos parte" pode, em qualquer momento, "expulsar-nos como se fôssemos células cancerígenas".

Segundo o “ecoteólogo”, a "Mãe Terra" estaria preparando um novo ser capaz de "suportar o espírito". Citando outro conhecido promotor da teologia marxista da libertação, sancionado pela Congregação para a Doutrina da Fé, Jon Sobrino, Leonardo Boff sublinhou que "esta terra crucificada, deverá descer da Cruz, é preciso ressuscitá-la e esta é a tarefa de uma eco-teologia da libertação".

"A teologia da libertação nasceu escutando e explicando o grito dos pobres, mas não só os pobres gritam, gritam as águas, gritam as árvores, gritam os animais, gritam os ventos, a terra grita", disse.
Segundo Boff, "o universo é autoconsciente”, tem um propósito, e a Terra "começou a pensar, sentir e amar".

O autor disse ainda que a trindade deve ser entendida como "a grande energia fundamental", e que trindade significa "comunhão e relações inclusivas de todos com todos".

Boff pediu também que o conceito de Revelação seja revisado, afirmando que houve muitas manifestações de Deus na história, por isso deve-se deixar de buscar que outros se convertam ao cristianismo.

"Deus chega sempre antes dos missionários e sempre atua antes que os missionários", assinalou.

Para o defensor da TML, o cristianismo, vai além das "margens estreitas do catolicismo atual" e que para sobreviver necessita reformular-se e entrar em harmonia com a "Mãe Terra".

Entre os participantes no evento também se encontrava o sacerdote peruano Gustavo Gutiérrez, considerando o pai da teologia marxista da libertação, Jon Sobrino, e o Bispo de Jales (SP), Luiz Demétrio Valentini, entre outros teólogos sancionados mais de uma vez pela Igreja.