O Escritório de Imprensa do Santuário da Virgem de Lourdes informou que desde ontem segunda-feira às 5:30 p.m. (hora local) a gruta da Mãe de Deus, que também foi afetada pela inundação do rio Gave, foi reaberta aos peregrinos.

Um breve comunicado assinala que isto foi possível graças à colaboração dos bombeiros, dos serviços municipais de Lourdes e do pessoal do Santuário.

A nota precisa que os lugares onde os peregrinos colocam os círios e as piscinas onde os doentes se submergem para pedir à Virgem a sua cura , "estão inacessíveis no momento".

O Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Nicolas Brouwet, explicou em uma mensagem de vídeo os diversos trabalhos que foram realizados no Santuário para que todos os lugares que o compõem sejam novamente acessíveis para os peregrinos.

O Prelado reiterou que as piscinas estarão "totalmente fechadas até novo aviso".

O Bispo agradeceu a todos que estão rezando pelos afetados pelas inundações e agradeceu de maneira especial a todos os que em um primeiro momento expressaram sua preocupação e seu apoio ante esta delicada situação.

O Santuário também informou as diversas formas como os peregrinos de todo o mundo podem colaborar para terminar os trabalhos que ainda são necessários.

Pode-se enviar um cheque em nome da Association Diocésaine de Tarbes et Lourdes, ao seguinte endereço:

Sanctuaires Notre-Dame de Lourdes

Solidarité Inondations 2012

1, avenue Monseigneur Théas

65108 LOURDES Cedex

Através do site:

www.lourdes-france.org ?

E através de transferência à conta bancária:

IBAN : FR7630003020510003726308089

Adresse SWIFT (code BIC): SOGEFRPP