Na manhã de sábado, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Ratzinger, instituído pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger para a pesquisa teológica, o Papa Bento XVI recordou que fazem falta homens que recordem ao mundo que buscar a Deus "é a verdadeira arte de viver".

Desde a Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, em presença dos Padres Sinodais, do presidente da fundação, Dom Giuseppe Antonio Scotti, e do presidente do comitê científico da fundação, Cardeal Camillo Ruini, Bento XVI outorgou o prêmio, considerado como o "premio Nobel da teologia", ao Pe. Brian E. Daley e ao professor Rémi Brague, por sua mestria no campo da teologia.

"Personalidades como as do Pe. Daley e o Prof. Brague são exemplares para a transmissão de um saber que une ciência e sabedoria, rigor científico e paixão pelo homem, para que possa descobrir a arte de viver. E é próprio de pessoas que atravessam uma fé iluminada e vivida, que façam a Deus próximo e possível de acreditar ao homem de hoje", disse Bento XVI.

"Necessitamos homens que tenham o olhar fixo em Deus e que levem desta fonte à verdadeira humanidade, para ajudar o que o Senhor põe em nosso caminho, a compreender que Cristo é o caminho da vida", e homens "cujo intelecto seja iluminado pela luz de Deus, para que possam falar às mentes e aos corações dos outros".

O Santo Padre alentou aos fiéis a trabalhar "na vinha do Senhor, onde lhes chama, para que os homens e mulheres de nosso tempo possam descobrir e redescobrir a verdadeira ‘arte de viver’: esta foi também uma grande paixão do Concílio Vaticano II, e agora mais que nunca, está de grande atualidade no compromisso a nova evangelização".

Bento XVI assinalou que o Pe. Daley e o Prof. Brague ilustram, com sua personalidade, o perfil pesquisador de todo trabalhador científico, e demonstram a valia que tanto os leigos, como os religiosos, põem ao serviço da Igreja no mundo de hoje.

Para o Santo Padre, ambos premiados estão comprometidos com o ecumenismo e o diálogo interreligioso. O Pe. Daley estudou a fundo aos Padres da Igreja, e "tomou a melhor escola para conhecer e amar à Igreja una, e indivisível, mas na riqueza de suas diversas tradições", enquanto que o Prof. Brague "é um grande perito da filosofia das religiões, em particular da hebraica e da islâmica da Idade Média".

Na entrega do prêmio participaram 400 pessoas. Este reconhecimento é concedido aos pesquisadores especializados na publicação ou na pesquisa científica teológica. Além disso, aos galardoados -ambos professores universitários-, lhes fez entrega de um pergaminho e um cheque com valor de 65 mil dólares.

"Devo expressar meu grande apreço e gratidão por esta responsabilidade de comunicar os frutos da pesquisa. Um compromisso que é pesado, mas precioso para a Igreja e para todos os que trabalham no âmbito acadêmico e cultural", concluiu o Papa.

Rémi Brague

Rémi Brague foi catedrático de 1990 a 2010 na Universidade da Sorbona e atualmente ostenta a cadeira "Romano Guardini" de Ciência e História das religiões na Universidade Ludwing-Maximilian de Münich. É professor visitante de várias universidades americanas, espanholas e italianas, e é membro do Institut de France, Académie des Sciences Morales et Politiques.

Brian Edward Daley

O Padre Brian Edward Daley foi professor de 1978 a 1996 de Teologia e História da Teologia na Weston School of Theology de Cambridge (Massachusetts), e atualmente ensina na Universidade de Notre Dame. Trabalhou extensamente no âmbito ecumênico, especialmente nas relações entre católicos e ortodoxos; é secretário, por parte católica, do organismo consultivo católico-ortodoxo para a América do Norte.